Muitas pesquisas têm demonstrado que parte da mortalidade das pequenas empresas está intrinsecamente ligada à falta de conhecimento, por parte do empreendedor, das características do negócio que ele mesmo resolveu montar. A falta de planejamento, principalmente de um plano de negócios, poderia evitar erros e prejuízos num momento de recursos financeiro tão escassos. A maioria das pessoas procura montar uma empresa que já tenha um padrão de sucesso no mercado. São negócios facilmente copiáveis, com grande índice de abertura e fechamento no mercado.

Seguindo esta linha, falamos hoje de Maurílio, pessoa que resolveu empreender, pois além de estar capitalizado possuía coragem e determinação para entrar no mundo dos negócios. Infelizmente, faltava-lhe conhecimento e capacidade de planejamento. Com um substancial aporte de capital, ele começou uma padaria num bairro próximo do Centro de sua cidade: loja nova, belas gôndolas, novas máquinas, funcionários e tudo mais.

Na primeira semana de empresa, Maurílio teve problemas com a produção de pães, fator fundamental para o sucesso do negócio. O padeiro faltou alguns dias, e além disso, por calcular mal a produção e demanda, houve falta de ingredientes necessários ao feitio dos pães. Como o milagre da multiplicação anda raro nos dias atuais, Maurílio teve grande dificuldade em aprender sobre a produção de pães.

Refletindo sobre este fato, ele percebeu que a padaria é como uma indústria. Isto mesmo: de um lado temos matérias-primas que, através de máquinas e funcionários, são transformadas em produtos para os consumidores finais. Logo, foi necessário aprender sobre produção, controle de estoques, armazenamento, produtividade e tantos outros fatores que são inerentes a uma indústria.

Maurílio pensou que seus problemas haviam acabado, mas se enganou. Os produtos vendidos na padaria não seguiam um fluxo linear. Ora os clientes compravam muito de um determinado item, ora o mesmo ficava dias exposto nas gôndolas. Afinal, qual era o problema? Maurílio também percebeu o fraco desempenho dos funcionários nas vendas e no atendimento aos clientes. Constatou que uma padaria, além de uma indústria, também é um comércio, e as técnicas para o comércio são bastante específicas. Mix de produtos, posicionamento, atendimento a clientes, técnicas de vendas e tantos outros conhecimentos foram necessários para manter a empresa faturando.

Foi necessário um aprendizado sobre gestão de serviços, pois a empresa realizava entregas em domicílio do bairro. Mas uma padaria é uma indústria, um comércio ou um serviço? Nem um nem outro, ela possui três vertentes, daí a complexidade do mundo dos negócios, e é neste ponto que muitos dos empreendedores são “pegos” de surpresa, pois se vêem obrigados a conhecer sobre técnicas de vários ramos de negócios.

Antes de iniciar uma empresa, é fundamental ter conhecimento em qual ramo estará empreendendo, pois as técnicas de gestão sobre esta área existem e são fundamentais para o sucesso do negócio. A padaria de Maurílio foi apenas um exemplo da complexidade do mundo dos negócios e muitos outros segmentos possuem esta peculiaridade. Para o empreendedor preparado, seja qual for o ramo de negócios, um bom planejamento associado a preparo é fundamental para alcançar o sucesso.

Não podemos deixar de lado a parte fundamental relacionada à divulgação do negócio. Neste caso, ressaltamos sobre a importância de um empresário investir também em um site institucional para o seu negócio. Nos dias atuais, podemos enxergar uma acirrada concorrência entre empresas nos mais diversos segmentos atuação, levando os empreendedores a buscar formas criativas para se diferenciar e destacar no mercado. Investir na divulgação de sua empresa na internet, de uma maneira profissional, poderá ser também um dos grandes diferenciais para o seu negócio. Clique aqui e solicite um orçamento com a nossa equipe para a criação de um site profissional para a sua empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário